Conheça 6 benefícios da internet fibra óptica
  • 27/09/2022
  • 446

Conheça 6 benefícios da internet fibra óptica

A fibra óptica apresenta inúmeras vantagens em relação aos cabos de cobre, tornando-se assim uma tecnologia cada vez mais necessária e desejada por todos. Conheça alguns dos seus benefícios:

1. FIBRA ÓPTICA NÃO SOFRE INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA

Um dos grandes problemas que ocorrem em instalações inadequadas que usam cabo de cobre é a emissão de energia eletromagnética, que ocorre quando é gerado um campo magnético através da eletricidade, criando a conhecida Interferência Eletromagnética (EMI) e que ao longo do tempo pode causar danos aos aparelhos eletrônicos e gerar interferência na comunicação entre dispositivos. Os cabos de Fibra Óptica estão imunes a esse tipo de situação pois sua transmissão de dados é feita através da luz.

2. OCUPA MENOS ESPAÇO QUE O CABO DE COBRE

A falta de espaço para instalações de novas conexões vem causando problemas, principalmente ao utilizar tubulações e armários de distribuição. A Fibra Óptica traz vantagem neste ponto, por ser extremamente eficiente e a velocidade de transmissão de dados esta relacionada diretamente com o número de fibras e não com o tamanho, diferente do cabo de cobre, o que garante que seja mais fina e leve, o que agrega maior flexibilidade, somando a sua vantagem de ser imune ao EMI. Ela pode ser facilmente instalada, inclusive, usando a rota das tubulações já existentes.

3. OFERECE MAIOR ECONOMIA

A eficiência da Fibra impacta no investimento final da rede, começando pelo material utilizado na produção do cabo, sílica, o qual o custo de produção é baixo e se trata de um material que existem em abundância. A eficiência da Fibra também entra no cálculo, por ter um tamanho reduzido, chegando a espessura de um fio de cabelo, é possível realizar mais conexões em um mesmo espaço e como também mencionado acima, ele exige menos quantidade de equipamentos para a transmissão de dados. Por fim, podemos colocar a durabilidade do material, que exige menor necessidade de manutenção e maior tempo de vida útil.

4. FACILIDADE NA INSTALAÇÃO

Quem nunca vivenciou alguma instalação que era para ser simples e acabou se transformando em uma dor de cabeça? As razões podem ser várias, os corredores para passar os cabos são limitados ou inexistentes, o cabo fica preso em algum momento, entre outras situações. Como mencionamos anteriormente, por ter um tamanho relativamente menor e ser mais flexível a Fibra Óptica consegue ter aproveitamento superior, facilitando a instalação em espaços menores e mais estreitos.

5. BAIXO CONSUMO DE ENERGIA

A necessidade de energia para transmitir os dados é menor e isso está relacionado a necessidade de equipamentos para dar continuidade na transmissão. Pelo fato da Fibra ter maior autonomia o número de equipamentos necessários diminui drasticamente.

6. TRANSMISSÃO DE DADOS COM QUALIDADE E CONFIABILIDADE

Ao ver um vídeo em HD ou realizar um download para alguns é sinônimo de lentidão para outras atividades na internet, muito disso tem relação com a latência da conexão, ou seja, com a velocidade a qual os dados estão sendo transmitidos, assim sendo, quanto maior a latência, a transmissão de dados sofrerá um atraso (delay). A Fibra Óptica ameniza isso de forma espetacular, principalmente pela sua eficiência no envio de dados que chega perto da velocidade da luz.

Imagine você em uma situação que depende da internet para realizar um trabalho ou realizar uma reunião na sua empresa. A internet é uma ferramenta fundamental, por isso confiar no seu funcionamento é essencial. Os cabos Ópticos garantem qualidade no fornecimento da conexão em vários aspectos: Influência climática (no caso a fibra óptica por ser feita de vidro não sofre nenhum tipo de interferência meteorológica ou apresentar efeitos devidos as ações do tempo como oxidação e ferrugem.), interferência magnética como falamos anteriormente e  também é um inibidor de qualquer tipo de grampos ou interceptações ao longo da transmissão dos dados.