3 dicas para navegar com segurança
  • 31/10/2022
  • 1101

3 dicas para navegar com segurança

Veja as dicas de como agir quando for navegar na internet, para não cair em golpes ou baixar vírus.

1. Evite anúncios suspeitos

  • Quando estamos navegando na internet ou nas redes sociais, é comum que apareçam vários anúncios, às vezes até mesmo de produtos que você já estava pesquisando, isso acontece porque o algoritmo (sistema da internet que reconhece seus gostos) memoriza algumas coisas durante sua navegação para uma experiência mais personalizada. O que é normal!

Mas é preciso tomar cuidado com anúncios e links suspeitos, por exemplo, se você encontrar um produto por um preço muito abaixo do que você imaginava, é legal pesquisar na internet se o anunciante realmente está vendendo aquela proposta.


Essa é uma dica bem importante, porque comprar produtos através de anúncios pode ser bem perigoso, tem um risco de que aquela loja não seja de verdade, ou que o link do anúncio seja falso. Por isso, é importante tomar cuidado e sempre pesquisar as fontes.


2. Verifique se os sites tem certificado de segurança

Uma outra dica é sempre verificar se um site tem uma conexão segura. Sabe quando o cadeado fica verdinho ali na barra de pesquisa? Isso quer dizer que aquele site foi homologado e está protegendo seus dados com criptografia (ela transforma seus dados em códigos) de ponta a ponta. E quando um certificado de segurança é vinculado a um site, ele oferece essa proteção quando você está acessando através do celular, tablet ou computador.



3. Cuidado ao clicar em links nas redes sociais

Já nas redes sociais, é comum que as pessoas troquem links de vídeos, publicações engraçadas, noticias… É que essa é uma maneira fácil e rápida de compartilhar uma informação com seus amigos. Mas, é muito importante tomar cuidado com o conteúdo que você está compartilhando.


Clicar em links desconhecidos é perigoso porque pode expor seus dados, então sempre desconfie quando você encontrar um endereço suspeito na internet. Essas situações, são mais comuns do que vocês devem imaginar, então é legal ensinar esses cuidados para seus amigos e familiares.