Como funciona a instalação da fibra óptica?
  • 09/11/2022
  • 1100

Como funciona a instalação da fibra óptica?

São diversos processos até que a internet chegue na sua casa por meio da fibra óptica. Conheça todos eles!

Como a fibra óptica funciona?

Os cabos de fibra óptica são constituídos por filamentos longos de fibra de vidro, cujo isolamento se dá por uma capa protetora. São eles que viabilizam que os equipamentos de rede enviem e recebam — em poucos segundos — pulsos de luz com terabytes de informações.

Ou seja, o funcionamento da tecnologia não se assemelha ao dos cabos convencionais. A fim de assegurar uma celeridade maior, todo sinal transforma-se em luz. Para isso, ele conta com o auxílio de conversores que são integrados aos transmissores. Nesse sentido, há dois modos de conversão:

  1. - Por laser, com fibras monomodo;
  2. - Por LED, com fibras multimodo.

Em suma, a tecnologia de fibra óptica não só transmite um alto volume de dados por um único canal. Ela também consegue fazer essa transmissão por longas distâncias, sem perdas de pacotes e atenuações.

A fibra óptica é fornecida através de um cabo drop que leva o sinal de luz da nossa central até dentro da sua casa, para que isso seja possível é necessário diversos processos, após assinar o contrato, a ordem de serviço é encaminhada para nossa equipe de suporte técnico externo, que faz a passagem do cabo drop, da caixa de atendimento até o ponto escolhido pelo cliente dentro da sua casa, sendo alimentado com luz, a instalação da fibra óptica é finalizada, trazendo conexão a internet até a residência do cliente.