Sky gato é crime? Veja os problemas que esse tipo de serviço pode acarretar.
  • 08/03/2023
  • 6090

Sky gato é crime? Veja os problemas que esse tipo de serviço pode acarretar.

Diante as novas medidas da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) de bloqueio a esses aparelhos, diversos clientes ficaram na dúvida sobre a legalidade deste produto/ serviço. Neste artigo iremos explicar tudo sobre esse tipo de serviço. Nos acompanhe.

Afinal é crime ou não?

Apesar de não ser um crime tipificado essa prática é considerada ilegal e pode levar ao pagamento de multa. Deve-se ficar atendo, pois o cenário deste mercado ilegal está mudando e novas leis podem ser aprovadas constantemente.

Já pelo lado dos vendedores, que oferecem que oferecem acesso a diversos canais de TV paga por um preço muito baixo do praticado pelas empresas prestadoras destes serviços, estes podem ser enquadrados lei de pirataria, prevista no artigo 184 do Código Penal, que fala sobre a violação de direitos autorais. Neste caso eles estão sujeitos a uma pena de 3 meses a 1 ano de detenção ou o pagamento de multa.


E como funcionam esses aparelhos?

O aparelho instalado na casa do cliente é uma versão falsificada dos originais utilizados pelas empresas de TV a cabo. Eles captam o sinal da TV através da antena e quebram a criptografia (código que segurança que permite apenas pessoas autorizadas acessarem o sinal) do sinal. A quebra da criptografia é feita através da internet, que fornecida pelo próprio cliente, conectando o aparelho a rede Wi-Fi ou diretamente ao cabo de rede.


Então todas as TV Box são ilegais?

Na realidade não. Existem no mercado uma infinidade destes aparelhos, porém apenas alguns deles possuem licença a ANATEL para funcionar. Esses aparelhos legalizados pela ANATEL, (como Apple TV, Google Chromecast, Xiaomi Mi TV Stick, Amazon Fire TV e Roku Express) possuem apenas a função de transformar uma TV comum em uma TV Smart, possibilitando o acesso a Internet e aplicativos de Streaming. Contudo, ainda é necessário pagar os valores diretamente as prestadoras de serviço de telecomunicações para ter acesso aos canais e streamings.


Quais os riscos de usar Sky Gato?

Além de estar contribuindo com o mercado ilegal, existem diversos pontos que podem ser observados, dentre eles:

  1. ·      Integridade de dados: uma vez que estamos trabalhando com um serviço pirata, não se pode garantir que as pessoas por trás dele não usem sua conexão com a internet (usada no aparelho pirata para seu funcionamento) para obter e roubar seus dados pessoais ou até mesmo bancários para uso indevido.
  2. ·      Sinal instável: por se tratar de uma conexão pirata, o sinal pode ser instável incorrendo em travamentos e queda de conexão. E, uma vez que o serviço é pirateado, você não tem acesso a nenhum tipo de suporte.
  3. ·       Problema com áudio e legendas: por se tratar de uma conexão irregular, o áudio e as legendas podem vir sem sincronia com a imagem, causando um desconforto ainda maior par o telespectador.

Com todas essas informações, você já percebeu que o melhor é contratar serviços legais e originais. Os serviços piratas além de não possuírem a mesma qualidade dos originais eles ainda podem ser inseguros e trazer diversos problemas aos usuários.